Blog

Educação Emocional

Educação Emocional Carla Pacheco, Psicóloga A capacidade de identificarmos e gerirmos eficazmente as nossas emoções é um dos aspectos centrais na manutenção da nossa saúde mental e uma ferramenta indispensável para podermos ter sucesso, tanto a nível pessoal como escolar e profissional. Temos vindo a ouvir falar cada vez mais da importância da Educação Emocional na infância e da sua inclusão no currículo escolar. Por outro lado, encontramos também opiniões que defendem que a mesma Ler mais…

As 4 regras de ouro das atividades extracurriculares

As 4 regras de ouro das atividades extracurriculares Com o início do ano letivo já para trás, e com o mês de outubro a aproximar-se tão rapidamente, começa a surgir a questão das atividades extracurriculares e quais as melhores para as crianças frequentarem ao longo deste ano letivo. Esta é uma questão que, apesar de não ser tão central como a escola em si, requer muita atenção e recursos ao nível da família, e como Ler mais…

Pais sem Pressa – Uma abordagem Slow à parentalidade

Pais sem Pressa – Uma abordagem Slow à parentalidade Nos últimos anos têm surgido inúmeros movimentos Slow – correntes ideológicas que apelam aos benefícios de uma vida mais tranquila, mais harmoniosa e, no fundo, mais consciente e focada nos valores que nos são importantes. Mais recentemente, tenho ouvido falar muito em Slow Parenting – ou movimento Pais sem Pressa, o que me pareceu um conceito bastante interessante e me levou a investigar e a querer Ler mais…

O campo do psicomotricista – os factores psicomotores

O campo do psicomotricista – os factores psicomotores Como já definimos várias vezes, a criança é um ser holístico, como todos nós. Isto quer dizer que, quando trabalhamos com a criança, não a podemos dividir em parte cognitiva, parte motora, parte emocional, parte linguística, etc. No entanto, e mesmo sabendo que essa é uma das partes mais ricas a nível terapêutico, esta é também uma área de algum conflito, uma vez que existem vários profissionais Ler mais…

Tenho uma criança a quem a psicomotricidade interessava. E agora?

Tenho uma criança a quem a psicomotricidade interessava. E agora? O meu percurso profissional ainda é muito recente, e ainda consigo usar apenas os dedos de uma mão para saber há quantos anos letivos trabalho, de forma consistente, em clínicas e em escolas com as “minhas” crianças. Mas mesmo sendo o meu percurso tão curto, o reconhecimento da psicomotricidade tem crescido largamente e já é hoje comum ter professores que reconhecem o nome e a Ler mais…

férias-para-recordar

Férias para Recordar

Férias para Recordar As férias de verão são sempre um dos momentos mais aguardados do ano. A família está reunida e o tempo convida a sair portas fora, descobrir novos caminhos e viver novas aventuras em conjunto. Para tornar estas férias ainda mais especiais, partilho convosco um conjunto de ideias pensadas para as transformar em memórias divertidas e duradouras. Sonhar as Férias em Conjunto Uma das formas de tornar as férias mais especiais é envolver Ler mais…

terapia-da-fala

A Terapia da Fala e o COVID-19

A Terapia da Fala e o COVID-19 A pandemia do COVID-19 provocou consequências na sociedade e em várias profissões. A Terapia da Fala não foi exceção e, de acordo com os diferentes contextos, sofreu alterações e adaptações. Em contexto hospitalar, em que existem serviços de internamento com doentes críticos, agudos e subagudos, os Terapeutas da Fala tiveram que garantir a continuidade da intervenção dos utentes, mas noutros contextos como clínicas, escolas e outras instituições, estes Ler mais…