Psicomotricidade

Psicomotricidade - promoção do desenvolvimento

Nestas aulas a psicomotricidade é o meio para a promoção do desenvolvimento infantil. Através do lúdico e de jogos, são exploradas várias aquisições do corpo e ainda do plano cognitivo e emocional. Este é um espaço seguro, agradável e lúdico, que vai permitir às crianças um desenvolvimento mais integrado e harmonioso, onde o seu ritmo vai ser respeitado para a promoção das competências. Estas aulas são organizadas pela faixa etária e pelas características individuais de cada criança e do grupo como um todo. 

Psicomotricidade terapêutica - sessões individuais

>> Neste âmbito a psicomotricidade é o meio terapêutico ou reeducativo para ajudar a colmatar, diminuir ou ultrapassar dificuldades do âmbito psicomotor que a criança possa apresentar. Assim sendo, e partindo sempre do corpo, a criança encontra neste espaço um lugar seguro e onde é trabalhada a relação terapêutica de forma a que seja possível trabalhar as questões motoras, cognitivas, sociais ou emocionais que sejam necessárias. Através do lúdico e sempre respeitando os limites da criança ou do adolescente, a psicomotricidade permite uma alternativa corporal para a criança conseguir conhecer-se e ultrapassar as suas dificuldades. Apesar do trabalho em psicomotricidade infantil e juvenil ser extremamente amplo, algumas das condições em que trabalhamos que demonstram uma elevada taxa de sucesso são:

Psicomotricidade terapêutica - sessões de grupo

>> A psicomotricidade neste âmbito continua a ter o objetivo de colmatar, diminuir ou ultrapassar algumas dificuldades que possam ser sentidas pela criança. Contudo, para além da privilegiada relação estabelecida com o terapeuta, as sessões em grupo pretendem partir do espaço do grupo e dos pares para ser possível trabalhar diversas questões motoras, cognitivas, sociais e emocionais. Sempre partindo do lúdico e do corpo, os vários elementos do grupo encontram um espaço em que as suas características e objetivos individuais são respeitados, encontrando ainda os benefícios de partilharem o espaço com outras crianças ou jovens. Este trabalho de grupo em psicomotricidade, com diversos benefícios em várias áreas, apresenta resultados nomeadamente em:

Todos os grupos são estabelecidos de forma a que as crianças tenham um benefício comum ao partilharem aquele espaço e é sempre garantido o seu acompanhamento sistemático, de forma a garantir o superior interesse de cada criança em integrar o grupo.

Coaching

Coaching individual

>> Processo de acompanhamento que permite a pessoa transitar “de onde está, para onde quer seguir”. Este processo permite descobrir e valorizar os próprios recursos para desenvolver e alcançar os objetivos delineados, abrindo novas possibilidades que podem parecer inatingíveis.

Quais os objectivos? o que pretende tratar?

Ana Fonseca Félix

Psicomotricista

Licenciada em reabilitação psicomotora, pela Faculdade Motricidade Humana, e mestrado internacional em
psicomotricidade, pelo Institut Supérieur en Rééducation Psychomotrice.
Após regressar a Portugal, realizou a Pós-Graduação em Proteção de crianças em perigo e intervenção local, pelo Instituto Superior em Ciências Sociais e Políticas.  Recebeu o prémio de excelência no fim da licenciatura, pela Faculdade Motricidade Humana. Formadora de pais, professores e restante comunidade educativa, no âmbito de psicomotricidade e necessidades educativas especiais.